free web
stats

Franceses modernizam Pau-Dax

frNum investimento de  160.000.000 €, o operador de infra-estrutura Francês  Réseau Ferré de France, deu incio no passado mês de Janeiro   trabalhos de modernização de  65 Km de Via. O troço em causa liga as cidades de Pau e Dax, e está situado perto da fronteira com Espanha.
Os trabalhos de modernização na linha  Pau-Dax envolvem cerca de quatrocentos  operários por noite, cinco dias por semana. A obra tem conclusão prevista para finais de Abril de 2013. A modernização no sentido inverso Dax-Pau, está prevista para começar entre finais de 2013  e Março de 2014.

A linha de Pau-Dax caracteriza-se por uma estrutura antiga,  remonta aos anos 50 do Séc. XX, e apresenta um tráfego intenso. Os trabalhos  envolvem  a renovação completa da via , por uma estrutura nova de balastro, travessas  e carris. A procura no serviço de passageiros é considerável, e segundo a Réseau Ferré de France, esta acção é uma aposta na melhoria dos níveis de conforto e segurança dos passageiros. Que passa também por contribuir na redução de custos na manutenção e optimizar a operação ferroviária. O valor total do investimento nesta actualização é de 160 milhões de euros.

A operação de via e obras vai envolver  restrições de velocidade nos troços modernizados, o que significa um aumento dos tempos de viagem. E alguns desvios de estradas motivados por passagens de nível. No que diz respeito ao impacto ambiental, as travessas de madeira vão ser tratadas , o betão vai ser  comprimido , os carris reciclados,  e o balastro esmagado em pó vai ter como destino aterros para  estrada, e leitos ferroviários. Os plásticos vão ser removidos e reciclados por empresas do sector da reciclagem.