free web
stats

Gabriel Muthisse termina domingo a passagem por Portugal

Gabriel MuthisseTermina este domingo, dia 9 de fevereiro, a viagem de trabalho do ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano a Portugal iniciada no passado dia 5. Na bagagem algumas expectativas de colaboração no dominio ferroviário e ferro-portuário.

Depois de no dia 6 de janeiro ter passado pelo Entroncamento para uma visita às oficinas da EMEF, a agenda de trabalho de Gabriel Muthisse para  sexta-feira dia 7 incluiu encontros com o ministro da Economia, António Pires de Lima, e o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro. E responsáveis da EMEF, REFER e IMT.

No dominio ferroviário, fonte próxima da visita revelou que “estava prevista a assinatura de dois Protocolos de Cooperação no domínio Ferroviário, mas tal não aconteceu”, e confirmou  “tratando-se de matéria que envolve a cooperação entre empresas ferroviárias, as partes chegaram a consenso que o avanço de um dos protocolos de logística depende do entendimento das respectivas Companhias Ferroviárias e não, necessariamente, da aprovação dos dois Governos (moçambicano e português)”.

Foram solicitados junto do ministério da Economia mais elementos sobre esta viagem no contexto ferroviário, mas até ao momento ainda não tiveram resposta.

Rui Ribeiro