free web
stats

Metas GCC Railway Network podem não ser cumpridas

arabiaRail_transport_map_Derivado ao incumprimentos de pequenos passo do processo de implementação do  GCC Railway Network pelos vários países que formam o projecto, este poderá não cumprir prazos de concretização. A soma de atrasos que se vão sucedendo desde os acordos de  princípio, passando pelas licitações, elaboração do projecto e construção, poderá comprometer a meta definida para a conclusão do projecto ferroviário do Médio Oriente GCC Railway Network.

O plano GCC Railway Network prevê ligar seis países por via férrea até 2018. Num cenário que tem revelado situações inesperadas, e onde alguns países não têm caminhos de ferro.

As atribulações têm passado por imprevistos como o atraso na licitação da segunda Fase Etihad Rail, nos  Emirados Árabes Unidos. O Sultanato de Omã enfrenta problemas nos terrenos escolhidos para o canal ferroviário. E a nova proposta de istmo para ligar o Bahrein à Arábia Saudita  encontra-se ainda na fase de projecto preliminar .

No actual contexto só a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos já começaram a construção física da rede ferroviária GCC. Os especialistas apontam sobre a conclusão de projectos – a meta 2018 é irrealista.