free web
stats

Caixa do Correio – Antonio Pastori – Março 2014

A webrails.tv aproveita para divulgar a “Dose dupla: Informativo AFPF + antigo filme mudo” que o Ferroviarista & Pesquisador brasileiro António Pastori nos fez chegar.

.
Prezadas/os

Segue o nosso Informativo do mês de março de 2014 e mais um anexo para distraí-lo durante a folga carnavalesca.

Recebi do Denis W. Esteves,  um antigo filme mudo da série de comédias “Our Gang” (Nossa Turma), com belas imagens de um pátio ferroviário e imponentes vaporosas, seguida por uma ferrovia de brinquedo que imita uma ferrovia real com muitos detalhes. Essa série surgiu no EUA em 1922, produzindo até 1944 nada menos que 220 curta-metragens, quase a metade mudo, com as aventuras e trapalhadas de uma turma de crianças, geralmente em brincadeiras que imitam trabalhos de adultos. Nos anos 50 se tornou uma série de TV com o nome de “The Little Rascals” (Os Batutinhas).
Nesse filme, chamado “Sundown Ltd.”, de 1924 (30º filme da série), a turma brinca no pátio de uma ferrovia (Santa Fé), onde os pais de Mickey e Joe trabalham como maquinista e foguista. Na brincadeira eles assumem o comando da locomotiva enquanto os pais almoçam e fazem uma série de manobras sem conseguir parar a máquina, causando vários quase-acidentes. Depois de expulsos do pátio eles resolvem criar a própria empresa ferroviária, a “Sundown Ltd.” Novas confusões acontecem quando a Sundown é sabotada por dois garotos rivais e sua composição sai dos trilhos e invade as ruas da cidade.
Além das belíssimas imagens de possantes vaporosas da Santa Fé em trabalho, com cenas de arrancadas, patinadas, contra-vapores e fortes tiragens, as cenas da ferrovia de brinquedo não deixam por menos. É digna de nota a engenhosidade para recriar a locomotiva, incluindo o seu inusitado sistema de tração, injeção de água, areeiro e demais partes da locomotiva. O filme tem apenas 20 minutos e vale a pena ver. Ele é mudo e foi sonorizado com músicas da época (muito bem escolhidas por sinal).

O link para o boletim é: Informativo AFPF Março 2014
.