free web
stats

Passeio ferroviário a TAVIRA do CEC

CP_O  Clube de Entusiastas de Caminhos de Ferro (CEC) organiza para 15 de Março o seu primeiro passeio ferroviário de 2014. A cidade de Tavira  no Algarve é o ponto de destino eleito pelo CEC para a viagem de convívio ferroviário.

A passagem por Tavira tem como anfitrião  Carris de Pedra. A webrails.tv aproveita para trazer  o trabalho de pesquisa realizado pelo sócio do Clube na  proposta colocou  à discussão.

.

*** PROGRAMA PRELIMINAR ***
Irá sendo actualizado à medida que houver mais informação.

1. Partida de Lisboa Oriente no comboio alfa pendular n.º 180 que efectua paragem nesta estação às 8:24. Transbordo em Faro para o regional 5709 das 11:34 com chegada a Tavira pelas 12:20 se não houver atrasos.

1.1. Uma rápida sessão fotográfica na estação para registar o comboio abalando no sentido de Vila Real de Santo António. Se estiver sol a luz estará boa pois o sol fica pelas costas. Recomendo o máximo de 5 minutos na estação nesta fase para não perdermos muito tempo até ao restaurante Avenida que fica a 500 metros. Este restaurante, pelo que me apercebi, tem lugar para cerca de 40 pessoas.

1.2. Descida até ao restaurante, e dependendo do passo dos participantes, ao fim de 5 a 8 minutos estaremos lá.

1.3. Quem quiser e estiver em condições físicas para o fazer, poderá ir até ao local assinalado num mapa que vou enviar para o CEC fotografar o 5711 passando na ponte sobre o Gilão no sentido de VRSA às 12:50. Em princípio eu não vou a este, já que há mais dois previstos.

2. Almoço, para quem optar por isso. Não me vou comprometer com ementas nem com reservas pelo menos para já, uma vez que não sei a dimensão do grupo. De qualquer forma sugiro que cada um escolha o que quiser, e quem o preferir poderá escolher outro estabelecimento para almoçar ou simplesmente comprar umas sandes, já que o tempo de estadia não é muito e há que rentabilizá-lo. Eu almocei nesse restaurante e pareceu-me porreiro. Na mesma rua ainda há “O Tacho” e vários “snack-bars”. Junto ao rio é quase porta sim porta sim. Claro que os preços e a demora crescem proporcionalmente à distância ao rio! Vamos tentar não demorar mais de hora e meia a almoçar apenas pelo facto de o comboio de regresso ser às 16:37. Ficamos assim com cerca de duas horas para passear pela cidade e, mais uma vez por causa das restrições de tempo, não vou propor para já visitas a museus ou a monumentos, até porque reparei que muitos deles se não todos fecham à hora do almoço! Claro que quem quiser é livre de visitar o que entender, desde que tenha o cuidado de não se descuidar com as horas.

3. Tempo livre para uma breve visita à cidade. Como pontos de interesse temos a ponte romana de onde se tiram umas fotos porreiras à zona ribeirinha da cidade e onde se poderão ver umas curiosas escadarias nas traseiras de uns prédios que vão ter… ao rio! Há também o castelo que tem no seu interior um jardinzinho muito bem cuidado, e que quando lá fui estava bastante florido. No castelo ainda, quem não tiver vertigens poderá subir uma escada antiga algo perigosa para ver a cidade por cima. E mais, todas aquelas ruas e vielas estão repletas de curiosidades. Tavira é também única pela sua densidade de igrejas por quilómetro quadrado. Há ainda um “comboio” turístico, mas os preços são “para turistas”, e não sei se compensará. Vou investigar ainda.

4. Recomendo que, estando na zona ribeirinha, o mais tardar pelas 16 horas pensemos em subir de novo até à estação. Chegados lá, nada de comboios para fotografar a não ser a chegada (a luz estará boa para isso se não estiver chovendo) do comboio que transportará o grupo de volta a Faro.

5. Na minha galeria em http://www.flickr.com/photos/olhando_o_sol bem como nas publicações aqui colocadas por outros colegas poderão ver algumas fotos para terem uma ideia do que se poderá por lá ver. Até dia 15 ainda publicarei mais.

6. Partida no regional 5718 das 16:37 com votos de uma excelente viagem de regresso. Eu ainda ficarei até às 17:05. Chegada prevista a Lisboa Oriente pelas 21:05.

No que toca à necessidade ou não de fazer reserva no restaurante indicado ou eventualmente ter que seleccionar outro, tudo depende do número de participantes que efectuarem a sua inscrição até ao dia 11 do corrente para os contactos indicados no boletim Sobre Carris de Março de 2014.

.

Mais informações podem ser encontradas no Sobre Carris de Março, sendo que a data limite para incrições de bilhete de grupo termina já no dia 8 de Março.