free web
stats

REFER lança concurso de electrificação na Linha do Douro

Marco de Canaveses - Estação da CP sem comboios entre Lousada e MarcoA REFER lançou o Concurso Público Internacional para a Empreitada de Eletrificação do Troço Caíde-Marco, na Linha do Douro.

O troço  situa-se entre o km 46,180 e o km 60,566 numa extenção de cerca de 14 km.

De acordo com a REFER “a empreitada compreende a execução de novas instalações fixas de tração elétrica; o alteamento das plataformas de passageiros das estações e apeadeiros existentes no troço (Oliveira, Vila Meã, Recesinhos, Livração e Marco de Canaveses) e implementação de novo sistema de retorno de corrente de tração”.

Ainda segundo o gestor de infraestrutura “Será ainda efetuado o reforço estrutural e a beneficiação dos túneis de Caíde, Gaviara e Campainha, onde será necessário intervir ao nível da via-férrea de modo a garantir o gabarit de eletrificação.”

O preço base do concurso é de 6.400.000,00 euros (seis milhões e quatrocentos mil euros) e o prazo de execução da empreitada de 450 dias de calendário a partir da data de consignação.

Com a electrificação do troço que serve  os concelhos de Lousada, Amarante, Penafiel e Marco de Canaveses, a REFER viabiliza a extensão do serviços suburbanos, em tração elétrica, até à Estação de Marco de Canaveses.