free web
stats

Verdes Portugueses e Espanhóis em Defesa das linhas dos Douro

osverdesDouroA cidade do Porto recebeu este sábado 15 de Março uma acção promovida P’lo Partido Ecologista Os Verdes e o Partido Ecologista Espanhol – Equo, em defesa dos rios internacionais e a luta contra as grandes barragens, bem como a reabertura da Linha ferroviária do Douro até Espanha.

Em São Bento, na cidade do Porto, os dois partidos realizam um  “Comboio Humano” até à Rua de Santa Catarina.

.

Daniel Nogueira esteve presente e recolheu uma curta entrevista com Manolo Serrano do Partido Ecologista Espanhol – Equo, e Manuela Cunha do Partido Ecologista Os Verdes onde foi possivel entender um pouco mais do porquê desta iniciativa:

osverdesDouro_2O Partido Ecologista “Os Verdes” desenvolveu nos dias 14 e 15 de Março várias ações transfronteiriças em conjunto com o Partido Ecologista Espanhol – EQUO. Coincidindo esta data com o Dia Internacional de Ação pelos Rios, “Os Verdes” elegeram como temas para as iniciativas em Portugal, a defesa dos rios internacionais e a luta contra as grandes barragens, bem como a reabertura da Linha de Caminho-de-Ferro do Douro até Espanha, assim como a reposição do serviço Ferroviário nos Ramais de Via Estreita afluentes à Linha do Douro, as linhas do Tâmega, do Corgo e do Tua.

As iniciativas e encontros contaram com a presença e participação de vários dirigentes do Partido Ecologista Os Verdes e com dirigentes nacionais e regionais da EQUO. A WebRails acompanhou a chegada da comitiva à cidade do Porto, e teve a oportunidade de falar com Manuela Cunha dos “Verdes” e com Manolo Serrano da congénere Espanhola EQUO À chegada à Estação de S. Bento, tomou forma um “Comboio Humano” que seguiu em “marcha à vista” até ao coração da rua de Santa Catarina, onde Os Verdes, membros da EQUO e outros ativistas fizeram erguer uma “Barragem Humana”. Pelo caminho e à chegada houve lugar à sensibilização da população, gerando natural curiosidade nos transeuntes sobre o assunto e a iniciativa em curso.

.

De destacar ainda a presença da Foz Côa Friends Associação neste evento em defesa da reabertura da Linha do Douro até Espanha.