free web
stats

Relançamento do comboio DB Schenker em preparação

CP1400Ainda sem data definida, o comboio da DB Schenker operado pela CP Carga, está a ser preparado para voltar a circular, e ligar Portugal e Alemanha por caminhos de ferro. A intensão foi expressa ontém pelo Chefe de Divisão da CP Carga, num seminário sobre o novo quadro para a gestão e regulação do sector Marítimo-Portuário.

O suporte do  Corredor Ferroviário 4  foi apontado como solução para recuperar a ligação, ” estamos a trabalhar no relançamento do comboio da DB Schenker com o compromisso dos quatro gestores, garantindo uma frequência regular. “

Na base da suspensão das circulações  esteve a rede francesa, ” o comboio acabou por causa do canal horário não estar assegurado em França, com dias de paragem devido a obras na via a cargo da SNCF. “ Confirmando a forma irregular, e quase sempre fora de horário  dos últimos tempos do comboio.

Um relançamento que encontra eco também no principal carregador, “A aposta que fizemos na rede ferroviária continua de pé. Provámos que é possível transportar mercadorias de forma mais económica do Norte da Europa para Portugal com esta experiência que fizemos durante cerca de um ano”, referiu o diretor-geral da AutoEuropa António de Melo Pires no inicio do mês de Março à Lusa. E onde acrescentou  “Conseguimos provar que mesmo com o sistema de bitola diferente conseguíamos ter 15% de redução no custo de mercadorias”.

A ligação Portugal-Alemanha iniciou-se em Fevereiro de 2012 com uma saída  semanal, e encontra-se suspensa desde o inicio do ano.

Rui Ribeiro