free web
stats

Assinado protocolo de cooperação ferroviária entre Portugal e Espanha

fernaveFIMAQAs Autoridades Nacionais de Segurança dos dois países – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. e Dirección General de Ferrocarriles – assinaram um protocolo para melhoria do serviço de transporte ferroviário de passageiros entre Porto e Vigo.
O protocolo foi assinado dia 7 de fevereiro em Lisboa, pelo Presidente do IMT, João Carvalho e por Miguel Pozo de Castro, Diretor Geral dos Caminhos-de-Ferro do Ministério do Fomento de Espanha (Director General de Ferrocarriles del Ministerio de Fomento de España), em representação das Autoridades Nacionais de Segurança.

Estiveram presentes na sessão os presidentes das empresas ferroviárias Julio Gómez-Pomar Rodríguez, Presidente da RENFE (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles) e Manuel Queiró, Presidente da CP – Comboios de Portugal, E.P.E.

De acordo com o IMT o Protocolo irá contribuir para a eficiência e competitividade do serviço ferroviário e das empresas que operam em Portugal e Espanha, e em concreto, para a melhoria da ligação Porto-Vigo (serviço Celta) realizado pela CP-Comboios de Portugal, E.P.E. e pela RENFE “, através das seguintes medidas:

- Facilitar o reconhecimento mútuo da formação e habilitação que as empresas realizam sobre o seu próprio pessoal de condução e de bordo;

- Definir o processo complementar de formação regulamentar e linguística necessário a este pessoal para permitir o exercício das respetivas funções nas redes de ambos os países, garantindo a circulação do comboio sem necessidade da troca de tripulação;

- Garantir a segurança do serviço através da integração dos procedimentos e dos acordos das empresas nos respetivos Sistemas de Gestão de Segurança;

- Facilitar e agilizar os procedimentos administrativos das Autoridades Nacionais de Segurança relativos à certificação do pessoal de condução e de bordo e à atualização dos certificados de segurança das empresas.

 —-

Consulte aqui o Protocolo de Cooperação entre as Autoridades Nacionais de Segurança de Portugal e Espanha, para o estabelecimento de serviços diretos de transporte ferroviário de passageiros entre Porto e Vigo.