free web
stats

Estação Técnica no km 118+500 na Linha do Sul avança

img: Nuno Morão

img: Nuno Morão

O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações (SE), Sérgio Monteiro, autorizou a REFER a dar inicio ao processo de  expropriações necessárias  para a construção de uma estação Técnica no km 118+500 da Linha do Sul. A nova estação tem como objectivo aumentar a capacidade da Linha do Sul, e vai situar-se entre Ermidas e Grândola, perto da localidade de Canal Caveira.

De acordo com o despacho de Sérgio Monteiro, publicado em Diário da República de dia 26 de Março, a Refer pode dar inicio ao processo da nova estação que vai permitir “promover a optimização do actual intenerário Sines – Ermidas – Grândola, com vista a garantir de forma alternativa o tráfego de Sines a curto e médio prazo”. O SE autoriza a empresa gestora de infraestrutura a assumir custos e tomar posse administrativa das parcelas necessárias para a execução do projeto, e recomenda que a ” obra projetada seja executada o mais rapidamente possível. “

Depois de construida a estação Técnica vai permitir o cruzamentos de comboios de 750 m de comprimento,  e equilibrar as distâncias  de cantões entre Ermidas e Grândola, refere o documento. Um dos melhoramentos esperados pelos operadores do porto de  Sines, a par de uma nova linha que ligue o Poceirão à fronteira de Caia/Badajoz.

A infraestrutura de apoio deverá situar-se entre a Estação de Canal Caveira e o Apeadeiro Azinheira de Barros, aos km 117+945 e  km 119+091 da Linha do Sul.

Rui Ribeiro