free web
stats

Comboio volta ao Porto de Luanda – Reportagem fotográfica

.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA “ABENÇOA “ INÍCIO DA TRANSPORTAÇÃO DE CARGA PELO COMBOIO A PARTIR DO PORTO DE LUANDA

José Eduardo dos Santos, Presidente da República Angola assistiu hoje, dia 03 de Abril de 2014, o início da operação de transportação de carga pelo comboio do CFL-EP, a partir do Porto de Luanda após vários anos de paralisação. Com a inauguração e formalização do começo de actividade do Ramal do Porto de Luanda, completa-se, desta forma feita, a operacionalidade da linha férrea do CFL em toda sua extensão actual, isto é do Bungo a Malange, abrangendo o Ramal do Dondo. Este acto enquadrou-se nas comemorações do 04 de Abril, dia da Paz e da Reconciliação Nacional.

Para começar, o comboio vai fazer duas frequências semanais e em função da disponibilidade de material do CFL-EP e da solicitação dos clientes ir crescendo progressivamente.

O Presidente da República acompanhado do Ministro dos Transportes Dr. Augusto da Silva Tomás chegou ao recinto ferro – portuário às 11 horas e 30 minutos e foi recebido no local pelo Director Geral do INCFCA, pelo Conselho de Administração do CFL-EP, Director Geral da Multiparques e por uma multidão entusiasta de funcionários do CFL e da Unicargas, tendo assistido a partida de uma composição composta por 10 vagoes porta-contentores de 40 pés, transportando 20 contentores de 20 pés cheios até ao Porto Seco de Viana.

Esta inauguração foi precedida pela realização de 9 testes para se aferir a existência de condições técnicas e operacionais para que a transportação de carga possa ser feita com regularidade e a segurança exigidas. Nesta tarefa estiveram envolvidos técnicos de todas as empresas abrangidas neste processo, nomeadamente CFL, Unicargas, Porto de Luanda, Multiparques e do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola.

.

Reportagem CFL