free web
stats

Espaço L recebeu evento de modelismo

modLavradioA antiga estação do Lavradio na Linha do Sado, recebeu no passado dia 06 de Abril a exposição de modelismo ferroviário ” 1001 Comboios “. A iniciativa partiu  da Associação Comboio da Esperança e contou com o apoio da CM do Barreiro.

A acção do evento dividiu-se entre a sala de espera da estação que dava acesso ao cais de embarque, e o armazém. Na sala de espera, para além do módulo de Bruno Belém, foi possivel ver comboios circular na maqueta modular composta por módulos segundo as normas maquetren, e onde estave presente a estação de Beja. O cais coberto recebeu o mercado de trocas e vendas, e uma exposição de modelos portugueses e estrangeiros. Também presentes alguns dioramas de Carlos Briz, com abordagens bélicas na segunda metade do Séc. XX, com conflitos de época e os caminhos de ferro sempre na linha da frente.

No final do dia Manuel Borges, um dos responsáveis pelo evento,   fez o balanço do dia para a webrails.tv .

De referir, na exposição de material circulante Ho presente no cais coberto, o vasto acervo de depósitos e parques de material Ho de várias latitudes, com destaque para um imaginário português. Composições que se evidenciaram pela quantidade e qualidade ilustrativa de épocas, modelos, esquemas de pintura, vagões, carruagens, automotoras, tratores, de manobras e locomotivas. Para o qual concorreram os modelos disponibilizados por António Cavaco, Francisco Carreira, João Carreira, Luis Gaspar, Rafael Silva, e Sérgio Santos.

Outro aspecto a sublinhar foi a presença do ferroviário artista plástico António Feijo com peças de barro evocativas de estações, comboios, e outros meios de transporte.

Entretanto na agenda fica mais um momento de modelismo no Barreiro que aponta para os dias 24 e 25  de Maio

Rui Ribeiro