free web
stats

Sindicatos e REFER reunidos com fusão de Caminhos de ferro e estradas em cima da mesa

CCO Lisboa

CCO Lisboa

(14.042014) REFER e  sindicatos estiveram hoje reunidos para falar sobre a eventual fusão entre REFER e Estradas de Portugal. A reunião foi solicitada pelas organizações sindicais e teve lugar na sede da REFER em Lisboa.

Em cima da mesa estiveram questões como qual a orgânica da futura estrutura, e o reenquadramento laboral da fusão para os trabalhadores, mas que não obtiveram resposta.  “Em cima da mesa esteve o futuro dos trabalhadores das empresas da REFER Património, REFER Telecom, REFER  Engineering, mas não houve respostas. E o que nos foi dito é que não possuem essa informação porque ainda está em estudo no processo de fusão da REFER com Estradas de Portugal a cargo da Tutela.” , revelou fonte sindical presente na reunião.

Ficaram assim por responder questões que a fusão coloca aos sindicatos quanto ao futuro dos trabalhadores da REFER, como o lugar da contratação colectiva na fusão, e acordos de empresa. A reestruturação e a dispensa de trabalhadores. Ou o enquadramento futuro dos postos de comando da gestão da rede ferroviária. E dúvidas sobre o caminho apresentado pelo Executivo, questionando se este caminho não  será mais uma etapa para um eventual processo de privatização das empresas do Grupo REFER.

Entretanto, para amanhã já está agendada uma reunião de trabalhadores e organizações sindicais para as 10 horas no Clube Ferroviário.