free web
stats

FMNF divulga Relatório Técnico de Conservação e Restauro do Comboio Presidencial Português

comboioPresidencial_inteirorNo sentido de dar a conhecer o processo que envolveu a recuperação do Comboio Presidencial, a Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) dizponibilizou o Relatório Técnico de Conservação e Restauro do Comboio Presidencial Português.

De acordo com nota da FMNF, o relatório revela pormenores inéditos do restauro da composição. Entre eles podemos destacar o processo de  ensaios com vista à homologação dos veículos, a intervenção de restauro das redes bagageiras dos veículos do comboio Presidencial, os dados históricos do comboio Presidencial, ou o levantamento do estado de conservação.

Para confirmar estes e outros dados do relatório, os documentos podem ser encontrados no site da FMNF, e podem ser decarregado aqui em .pdf , ou consultado no formato interactivo.

Este comboio, afecto ao serviço dos Chefes de Estado entre 1910 e 1970,  foi objecto de uma recuperação integral que lhe devolveu a aparência conhecida nos últimos tempos de uso enquanto Comboio Presidencial e que o certificou para a circulação na Rede Ferroviária Nacional. O projecto contou com co-financiamento QREN, Programa MaisCentro.