free web
stats

PERCURSOS DA MEMÓRIA – A Linha e Vale do Tua

A associação ARQUIVO DE MEMÓRIAS e o Museu da Vila Velha, em Vila Real, promovem no dia 17 de Maio um conjunto de actividades enquadradas no âmbito do Dia Internacional dos Museus, com foco na temática ferroviária. Na manhã de dia 17 acontence o “PERCURSO DA MEMÓRIA – A linha férrea e vale do Tua “, e à noite Duarte Belo lança pontes para um diálogo em torno do património ferroviário do Douro.

.

Sobre o  percurso a associação ARQUIVO DE MEMÓRIAS, refere, “Será um percurso comentado para que a lembrança do que foi uma das mais belas linhas de comboio perdure na memória de cada um”. No leito da linha do Tua o passeio pedestre  ” PERCURSO DA MEMÓRIA – A linha férrea e vale do Tua “ acontece  nos 16 Km finais da Linha do Tua, a parte mais ameaçada pela Barragem de Foz Tua. Um trajecto que promete lançar pistas para a valorização do vale nas dimensões de património,  ambiente e biodiversidade, e ferroviária. Através da presença de Duarte Belo, Rui Cordes e Daniel Rodrigues, como explica Salustiano Fernandes da Associação Arquivo de Memórias:

.

As incrições para o “Percurso da Memória – A Linha Férrea e Vale do Tua ” está limitada a 20 participantes, e termimam a 12 de Maio. O passeio inicia-se pelas 8 horas, tem uma dificuldade média/baixa, e uma duração prevista de 7 horas.

.

À noite, e para celebrar a noite europeia dos Museus, Duarte Belo, autor de Linha do Tua , vai animar a  conversa sobre o  “Património da Rede Ferroviária do Douro”  no Museu da Vila Velha.  A webrails.tv falou com o arquitecto e   fotografo do património para lançar o programa com mote ferroviário nas margens do Douro.

.

Mais informações sobre as duas iniciativas podem ser encontradas AQUI

Rui Ribeiro