free web
stats

A estação de Lagos foi vendida e pode vir a tornar-se um café e uma galeria de arte

Lagos_Gunnar1m

Estação de Lagos / img – Gunnar1m

Um empresário Inglês, com residência no Dubai, comprou a antiga estação ferroviária desactivada de Lagos, no Algarve. A estrutura, avaliada em mais de meio milhão de euros, foi vendida por um valor não divulgado. O comprador pretende realizar as obras de reconversão do espaço para um café e galeria de arte, no verão deste ano.

Martiniano dos Reis da Garvetur (Agência Imóveis em Lagos) : “Estamos muito satisfeitos que o edifício tenha sido comprado por alguém com um desejo genuíno de manter a sua qualidade arquitectónica e charme. O edifício tem forte interesse histórico e é classificado pelo Governo Português como um dos edifícios protegidos do país, por isso apenas o interior pode ser modificado. É o edifício perfeito para o uso como uma galeria de arte. “

Desde a construção da nova estação, em 2006, que a antiga estação está esquecida e deixada ao vandalismo de graffitis e vidros de janelas partidos.

Inaugurada em 1922, a estação de Lagos, foi desde o seu início utilizada para  passageiros e mercadorias. Até 1965, data em que  o Aeroporto de Faro começou a operar, contribuiu  para receber os turistas portugueses e estrangeiros, e estimular o aumento do comércio para a cidade  de Lagos.

A chegada  do caminho de ferro ao Algarve deu-se  com a ligação de Beja a Faro. Foi inaugurada em fevereiro de 1881. Só quase uma década depois chegou a Lagos, em Março de 1899. O ano de 1922 testemunhou a inauguração das estações de Portimão e Lagos.

fonte: algarveresident.com