free web
stats

Posto de Tracção do Barreiro com 1º curso de “Lilis” concluído

cpAs automotoras da série CP 2240, também conhecidas como “Lili” na gíria ferroviária, podem vir a prestar serviço suburbano na linha do Sado. As automotoras da  Sorefame/Alstom modernizadas entre 2003 e 2005 tem sido avistadas  em circulação entre o Barreiro e Praias do Sado.

Segundo a webails.tv conseguiu apurar, tratam-se de marchas de formação e destinam-se a capacitar todos os maquinistas  do Posto de Tracção do Barreiro na condução daquelas automotoras. O primeiro curso terminou hoje, e para segunda-feira está previsto iniciar-se o segundo curso das automotoras. Um processo que deverá capacitar aquele Posto de Tracção na série CP 2240, e dará competência para a titularidade das “Lilis” como material circulante titular afecto ao serviço de passageiros na  Linha do Sado.

.

Para ter uma leitura da situação na Linha do Sado, a webrails.tv falou com Américo Leal da Comissão de Untentes da Linha do Sado.

.

A materializar-se a entrada em operação das “Lili” na Linha do Sado, esta só deverá acontecer depois da formação dos maquinistas do  Posto de Tracção do Barreiro estar concluída no mês de Junho.

Na actualidade a Linha do Sado é servida, desde a entrada em funcionamento do troço electrificado Barreiro Pinhal Novo,  por 3  automotoras Siemens das séries CP2300 e CP2400.  A confirmar-se a entrada das “Lilis” vai haver uma diminuição da oferta de lugares, e um possível aumento do tempo de paragem devido menor número de portas.

Entretanto, solicitamos por mail mais informações junto do operador Comboios de Portugal e contavamos poder avançar mais elementos,  mas até ao fecho do artigo não foi facultada qualquer informação.

Rui Ribeiro