free web
stats

Linha do Sena pode ser reaberta com restrições de velocidade

mocambique_caraoA linha de caminho-de-ferro do Sena deverá ser reaberta ao tráfego até terça-feira, afirmou o ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano, Paulo Zucula, quando presenciou, na passada quinta-feira (21), o início dos trabalhos  de emergência.

O escoamento de carvão da província de Tete até ao porto da Beira para exportação, continua comprometido.  O mau tempo fez desaparecer via e danificou algumas obras de arte na Linha do Sena. As empresas Vale Moçambique, do grupo brasileiro Vale,   e anglo-australiano Rio Tinto, devido à circulação a ficar sujeita a restrições de velocidade, não vão poder retomar o escoamento normal de carvão.

Antes do temporal ter levado à  paralisação da linha do Sena, circulavam diariamente  seis comboios carregados de carvão mineral, cinco da Vale e um da Rio Tinto.

Na passada semana, os dois grupos anunciaram formalmente a incapacidade de honrar os contratos assinados para a compra de carvão. A Rio Tinto, atendendo à impossibilidade de o transportar chegou a anunciar que ia cessar toda a atividade.