free web
stats

COMBOIO PRESIDENCIAL CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS NUM PASSEIO ATÉ CASTELO BRANCO

comboioPresidencialEntroncamentoA Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF), a Câmara Municipal do Entroncamento e a Câmara Municipal de Castelo Branco juntam-se para comemorar o Dia Internacional dos Museus a bordo do Comboio Presidencial, no dia 18 de Maio. Desta vez o destino é o centro do país. O percurso terá início na Estação Ferroviária do Entroncamento e levará os passageiros, em festa, até Castelo Branco.

Esta parceria reflecte um encontro de sinergias entre a Fundação Museu Nacional Ferroviário e a sua missão de proteger, divulgar e promover a fruição do património ferroviário, e a estratégia de desenvolvimento cultural e turístico dos municípios associados. Aposta-se, pois, num conceito que procura fundir a vertente moderna e empresarial das duas cidades e a criação artística e os paradigmas culturais contemporâneos, na senda da imagem de marca que a FMNF pretende, desde o início, associar ao Comboio Presidencial.

. Mário Eugénio Duarte do Museu Nacional Ferroviário explicou para a webrails.tv, na viagem até Vila Nova de Famalição, o processo de homologação do Comboio Presidencial.

.

Esta viagem destina-se apenas a convidados, já que a FMNF se encontra numa fase de ensaio de um modelo de exploração do Comboio Presidencial, enquanto produto turístico estratégico. Por esta razão, entre outros convidados, estão autarcas e membros das associações de entusiastas dos caminhos-de-ferro, que têm tido um papel imprescindível no domínio da salvaguarda e da promoção do património histórico ferroviário. Mais uma vez, reservam-se cinco bilhetes duplos para o público, que serão atribuídos através de um passatempo disponível na página do Facebook da FMNF, procurando corresponder, desde já, ao entusiasmo de todos em torno desta composição singular, evidente desde a sua viagem inaugural, em Dezembro de 2013.

O programa do Passeio, que se prevê iniciar pelas 9h00 (saída do Entroncamento), ocupará o dia inteiro e contará com animação a bordo deste comboio histórico. À chegada a Castelo Branco, segue-se um almoço oferecido aos convidados e uma visita ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

Realça-se ainda a oportunidade do público visitar o interior do Comboio Presidencial, que ficará em exposição na Estação Ferroviária de Castelo Branco, entre as 15h00 e as 17h00.

Num projecto inédito em Portugal, a FMNF procedeu ao restauro global do Comboio Presidencial, tendo os seis veículos que formam a composição sido totalmente reabilitados. Para além da revisão estrutural, procedeu-se à conservação e restauro de todo o património integrado, nomeadamente, ao nível da reconstituição dos interiores e

da recuperação de revestimentos e equipamentos, a par da reprodução de alguns objectos em falta, em função de modelos existentes na década de 70, que coincide com o período final do uso do Comboio Presidencial enquanto tal.

Com co-financiamento QREN – Programa Mais Centro e apoio financeiro do PIT – Programa de Intervenção no Turismo, do Turismo de Portugal, o restauro da composição presidencial teve início em 2009, tendo sido concluído em Fevereiro de 2013.

A iniciativa de concretizar os Passeios Presidenciais, após o notável projecto de restauro desta composição emblemática, tem assegurado o interesse de diferentes entidades, organizações e dos meios de comunicação social desde a viagem inaugural, que teve lugar no final do ano passado, pelo que se prevê a sua exploração plena enquanto produto turístico para breve. Sempre que a programação de passeios o permita, o Comboio ficará em exposição nas futuras instalações do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

(mnf/redacao)