free web
stats

O tráfego ferroviário vai parar por seis semanas em Ressano Garcia

mapacfmA linha de Ressano Garcia, que liga o porto de Maputo à África do Sul, vai estar interrompida por seis semanas, depois de um acidente que ocorreu na segunda-feira(18).

Segundo fontes citadas no diário de Maputo “Notícias”, o acidente ocorreu na área de Tenga e envolveu um comboio Sul-Africano de mercadorias. O comboio descarrilou perto de uma ponte, e terá abalado a segurança da estrutura, tornando a circulação de comboios impossível.

A linha de Ressano Garcia sofreu obras de requalificação entre 2006 e 2009. Foram investidos cerca de 20 milhões de dólares na reabilitação, para diminuir os tempos de viagem entre a fronteira e o porto Maputo, e permitir um  volume maior de carga por eixo.

A empresa Portos e caminhos-de-ferro de Moçambique (CFM), para esclarecer os factos criou uma comissão de Inquérito para apurar as causas do acidente, e apresentar um relatório das perdas. Os factos ainda não foram publicados. Quando questionado, o diretor do CFM, Augusto Abudo, recusou adiantar qualquer informação. Justificou-se com o facto de ser membro da comissão de inquérito, e que isso o inibe de prestar declarações até serem divulgadas conclusões.

A interrupção de seis semanas é um duro golpe nas operações da CFM, em particular para o porto exportador de Maputo. O corredor de Ressano Garcia é usado para transportar carvão e minério de ferro Sul-africano, que abastece o porto. A paragem representa 70% do volume total de carga movimentada em Maputo.

Uma alternativa passaria por desviar o tráfego através Suazilândia. Mas a linha de Goba, a partir da fronteira da Suazilândia para Maputo, é incapaz de lidar com o tráfego de Ressano Garcia.

Nos últimos meses, as circulações  de comboios de minério para o porto de Maputo rondava as 30 circulações semanais.

Enquanto isso, no centro do país, o trabalho de emergência tem vindo a decorrer desde quinta-feira para reparar a linha de Sena, entre a bacia de carvão de Moatize e o porto de Beira. Espera-se que até terça possa estar aberta com restrições.