free web
stats

A Noite dos Museus em Lousado

lousadoNmuseuO Dia Internacional dos Museus este ano teve um impulso extra por ser ao fim‑de‑semana, facto que motiva mais os visitantes e também dá mais tempo a quem pode e quer dar a conhecer pedaços da história que viveu ou conhece bem.

No Museu Ferroviário de Lousado, parte integrante do Museu Nacional Ferroviário sedeado no Entroncamento, a tarde foi particularmente animada, por lá houve literalmente casa cheia, e juntaram-se várias áreas de interesse.

Foram novamente espalhados os carris à porta do Museu, com a locomotiva D. Pedro a mostrar o seu “Vapor Vivo” a miúdos e graúdos, a Automotora ME7 saiu à rua, e ao já clássico “Material do Século XIX”, frase que ainda hoje se pode ler em alguns pólos Museológicos espalhados pelo nosso país, juntaram-se mais uma vez os Módulos de Comboios do Norte e ainda os Modelistas do PLUG, o Grupo de Utilizadores LEGO Português.

.
Algumas passagens do Comboio Presidencial e de um Suburbano, sob os comandos dos Modelistas do PLUG e o olhar atento sobretudo dos mais miúdos.
.

A maquete dos Modelistas dos Comboios do Norte continua a ter novidades para mostrar, como uma nova Estação de Triagem, e as manobras no Museu de Lousado prolongaram-se até ao início da madrugada, com os curiosos mais resistentes sempre observando tudo atentamente e a fazerem o seu registo audiovisual.

.


Detalhe do Apeadeiro de Águas Santas com o realismo do viaduto da A4 que lhe dá grande abrigo.

.

Durante todo este Domingo ainda haverá actividades em Lousado assim como em outros locais, como é o caso da Secção Museológica de Macinhata do Vouga, com uma actuação do TEMA, o Teatro Espontâneo de Macinhata (Cartaz do evento)

Visite um Museu e faça da História a sua história!