free web
stats

3 DE JUNHO – DIA INTERNACIONAL PARA A SEGURANÇA EM PASSAGENS DE NÍVEL

obb_pnNuma iniciativa conjunta de vários países dos cinco continentes, envolvendo o sector ferroviário e rodoviário, entidades reguladoras, administração pública e ONG assinala-se hoje o “Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível”.

Tendo como objetivo a sensibilização da sociedade para esta problemática o “Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível”, que em 2014 se celebra pelo sexto ano consecutivo, põe a ênfase nas medidas educativas, na promoção de práticas seguras e na consciencialização dos utilizadores das passagens de nível de que os comportamentos que adotam são determinantes para evitar os acidentes.

Em torno da mensagem comum “Nas passagens de nível não arrisque” estão planeadas inúmeras ações de comunicação e sensibilização à escala mundial.

Como forma de assinalar esta data, a REFER em cooperação com a UIC (União Internacional dos Caminhos de Ferro) promoverá uma conferência internacional, que terá lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, onde participarão oradores nacionais e estrangeiros que abordarão matérias tão distintas quanto a utilização do sistema GPS como auxiliar de segurança; a cooperação com as forças policiais e equipas de emergência; o papel da sociedade civil e das autarquias; a relevância da formação de condutores; a fiscalização como elemento dissuasor; a importância das campanhas de comunicação ou o tratamento mediático em torno da sinistralidade em passagens de nível.

E porque esta é uma preocupação central para a REFER e relativamente à qual foram e têm sido traçados objetivos de médio e longo prazo, serão igualmente apresentas as perspetivas da REFER para os próximos anos: os compromissos a assumir, as medidas a pôr em prática e os desafios a lançar.

Consciente de que esta matéria requer diferentes abordagens e atuações, e de forma concertada, a REFER tem complementado as ações de supressão, automatização e mitigação do risco com campanhas pedagógicas e de sensibilização.

. À semelhança de anos anteriores, e como forma de assinalar a data, a REFER desenvolverá algumas ações de sensibilização junto de utilizadores, nos seguintes atravessamentos e horários: 

Linha do Norte – Miramar – 08:00 – 09:00

PN ao km 323,850 – (norte do apeadeiro)

 

Linha do Norte – Atravessamento de nível da Estação de Coimbra B – 09:00 – 10:00

 

Linha do Norte – Vila Franca de Xira – 09:00 – 10:00

PN ao km 29,887 – (sul da estação)

 

Linha de Cascais – Lisboa – 11:00 – 12:00

PN ao km 1,648 – (Rocha Conde d’Óbidos)

 

Linha do Algarve – Faro – 09:00 – 10:00

PN ao km 340,311 – (Marina)

.

Como forma de o reiterar, e a par com as ações institucionais e de sensibilização no terreno, hoje serão consignadas duas empreitadas, uma delas visando a automatização de 12 passagens de nível nas linhas do Minho, Oeste e Alentejo e outra visando a supressão de duas passagens de nível no concelho de Barcelos com a construção de uma passagem inferior rodoviária e respetivos acessos de ligação.

Além destas, entrará em funcionamento, em Faro, a segunda passagem de nível de um lote de oito que até ao final do mês de julho serão objeto de automatização na Linha do Algarve e do Minho. No conjunto estas três empreitadas envolvem um investimento superior a 3,1 milhões de euros.

Ainda no contexto desta celebração, a REFER levou a cabo no passado dia 31 de maio um simulacro de acidente em passagem de nível, na Linha do Oeste – Leiria, de modo a avaliar e testar as operações de socorro e a articulação operacional entre os vários intervenientes evidenciando os riscos em que se incorre sempre que é desrespeitada a sinalização e as regras de segurança nestes atravessamentos.

REFER