free web
stats

Regresso do Transpraia ao Centro da Costa da Caparica e a extensão à Trafaria, vão estar hoje em debate na Caparica

img: Tim Cowlishaw

img: Tim Cowlishaw

A Gandaia e o Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro promovem hoje, 10 de Junho, no Auditório Costa da Caparica pelas 17 horas uma reunião dedicada ao Transpraia. O Clube e a Associação promovem a iniciativa para valorizar o equipamento e lembrar a importância do regresso do Transpraia ao Centro da Costa da Caparica e extensão à Trafaria.

De acordo com a Gandaia, o Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro vai introduzir a ” importância histórica do Transpraia, não tanto pela sua presença nas nossas praias, mas sobretudo em termos da sua originalidade ferroviária, além dessa explicação, como diziamos, irão trocar impressões com todos os presentes”.

A Associação tem assumido um papel na defesa, e valorização do equipamento ferroviário, e apoiado o regresso do Transpraia ao Centro da Costa da Caparica e a extensão do equipamento à Trafaria. Defende também a continuidade pelo ponto de vista da identidade, acrescenta ” o Transpraia como uma peça insubstituível da nossa oferta turística, como um valor da nossa identidade e como um fator de integração entre o Centro da cidade, que não se quer ver morrer, e as praias e parques de campismo a sul.”

A Gandaia é uma Associação sem fins lucrativos, fundada por voluntários, tendo como fim a “Promoção do Auditório Costa da Caparica, da cultura comunitária local e do desenvolvimento sustentável regional”. Esta iniciativa integra-se neste esforço de sensibilização para o valor do Transpraia, como mais uma tentativa para levar as autoridades a agir no interesse coletivo da cidade. O Presidente Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro, José Pinheiro, e o Vice Presidente,  Jorge Trigo, vão estar presentes.

Rui Ribeiro