free web
stats

Transporte ferroviário de passageiros com luz verde em Espanha

espLiberalizacao(13.06.2014) O Governo espanhol deu luz verde para a liberalização dos serviços comerciais de transporte ferroviário de passageiros em Espanha, com a abertura do corredor entre Madrid e Levante. A concessão, em concorrência com Renfe, será atribuida a um único operador, por um período de sete anos.

A decisão coloca ponto final nos 73 anos de domínio Renfe como operador ferroviário no transporte de passageiros. No contexto da rede ferroviárias espanhola o actual Executivo, só tem intenção de abrir à concorrência o corredor Madrid-Levante nas linhas de alta velocidade de convencionais. De acordo com jornais espanhois, já existem potencias interessados. O material circulante para a concessão deverá ser alugado à Renfe Alquiler de Material Ferroviario.

.

.
Em declarações à webrails.tv, Manuel Tão, Investigador (Universidade do Algarve) e Especialista em Transportes, deu um contexto para a liberalização do serviço ferroviário de transporte de passageiros do promovida pelo Executivo Espanhol.

.

(15.06.2014) No contexto da ferrovia espanhola importa referir alguns dados da rede que suporta a operação ferroviária de passageiros e mercadorias. Rede que em 2013 viu circular um total de 2,111,232 comboios, números da ADIF.

A malha ferroviária em Espanha comporta via de bitola ibérica, alta velocidade e métrica. A congénere espanhola da REFER, a ADIF, gere cerca de 15 mil km de linhas, das quais cerca de 11 mil km em via convencional (1,668 mm), 1207 km de via métrica (1,000 mm), e  2322 km de linhas de alta velocidade  em bitola europeia (1,435 mm), com ligação a França.

No actual figurino operacional da Renfe, o serviço de passageiros encontre-se atribuído à Renfe Operadora. Tem como oferta no transporte de passageiros os serviços de alta velocidade AVE, e  “Larga Distancia” para ligações superiores a 500km na rede convencional, “Media Distancia” com oferta em alta velocidade e convencional, “Cercanías” para os serviços suburbanos, e via métrica com a “Feve”. A Renfe Operadora apresenta ainda comboios turísticos.

.
Manuel Tão, Investigador (Universidade do Algarve) e Especialista em Transportes, avançou para a webrails.tv um quadro da realidade operada nos Serviços de passageiros na rede ferroviária espanhola.

.

Rui Ribeiro