free web
stats

Porque dia 19 de Junho é dia Mundial do Cinema …

… a webrails.tv lançou o desafio a um ferroviário para  falar de um filme com respiração ferrovia. O maquinista António Domingues acedeu ao desafio, e apresentou “A Nova Vida do Senhor O’Horten”.

.

movieHortenSolteiro, a viver com a mãe, uma velha senhora meio louca, o senhor Horten no final da sua carreira de 40 anos de maquinista está prestes a passar à reforma. Na véspera os colegas de trabalho fazem-lhe uma homenagem com um jantar de despedida. Monossilábico, tímido, sempre moderado não consegue discursar mais do que meia dúzia de palavras de ocasião. Pautou toda a sua vida ferroviária com um profissionalismo sem mácula mas, todavia, no seu último serviço atrasa-se e perde o comboio. E se em toda a sua existência prevalece a rotina competente aquele atraso faz despoletar uma sucessão de acontecimentos a partir da qual vai reequacionar a sua vida.

Não é uma comédia rasgada, o ritmo é lento, com cenas bizarras mas verosímeis, com atmosfera a fazer lembrar outro cineasta nórdico, o finlandês kaurismaki. Narrativa simples mas divertida.

Boa banda sonora, direcção de fotografia com enquadramentos abertos, estáticos, qual Wes Andersen. A sequência inicial do comboio a atravessar o interior gélido do país com tomada de imagem aérea é um verdadeiro cartão postal da Noruega.

Está bem presente o ambiente ferroviário e a empatia entre colegas da mesma profissão. O jantar de despedida, bem como as brincadeiras entre companheiros de ofício, são iconografia pura que representam bem o espírito ferroviário.

António Domingues

Maquinista

http://www.imdb.com/title/tt0962774/

.