free web
stats

Serviço de passageiros no Sado com novo material circulante

regionalAs automotoras eléctricas da série CP 2240 já estão a circular na Linha do Sado. Também conhecidas por “Lilis” no meio ferroviário e entusiasta, já realizam  serviço de passageiros  entre a Estação do Barreiro e Praias do Sado. Desta forma vem assim confirmar-se a entrada na Linha do Sado deste tipo de material circulante que a webrails.tv  avançava a propósito da formação de maquinistas do Posto de Tracção do Barreiro na condução das “Lilis”.

O material circulante CP 2240, de fabrico Alstom / Sorefame, deverá assim substituir as automotoras Siemens CP 2300, que prestam serviço naquela linha desde a electrificação em 2008.

Mas, e segundo a webrails.tv conseguiu apurar, existem alguns desafios que necessitam de resposta para se apurar se a aposta do operador CP – Comboios de Portugal, se vai traduzir no superar ou na manutenção da qualidade do serviço de passageiros.

A retificação de detalhes como as informações de aviso no interior dos comboios aos passageiros, na indicação das estações e outras informações referentes à Linha do Sado. O acesso ao comboio por parte de utentes com limitações, como suprir a falta de rampas semiautomáticas para situações já identificadas. Ou  confirmar, em particular depois da época de verão, com um maior número de passageiso se a qualidade e conforto oferecida pelas CP 2300 em horas de ponta, se pode comparar com as CP 2240. Nesse aspecto saber se menos área e portas irão superar ou se mantém a qualidade e conforto na ocupação da série da Siemens. E assim compreender a evolução proposta.

Também de sublinhar a gestão da série por parte da CP, derivado à flexibildiade do material circulante, na alicação a vários tipos de serviços de passageiros. As CP 2240 na actualidade fazem serviço Intercidades , regionais e suburbanos. Um detalhe curioso pode ser a falta de personalidade dos serviços se existe critério de cores para separar os segmentos. Amarelo para Inter Cidades, vermelho para regionais e suburbanos.