free web
stats

Luanda poderá contar com três linhas para transporte público

CFAlocomotivasO  ministro dos Transportes angolano, Augusto da Silva Tomás, anunciou na seminário realizado no Huambo sobre caminho de ferro, a construção de três linhas  em Luanda, destinadas ao transporte  de passageiros.

Foi no  seminário sobre “Sistema ferroviário nacional: situação presente e perspectivas de evolução“, que o  ministro dos Transportes  informou estar em fase de conclusão um estudo que prevê a criação de uma rede ferroviária ligeira na área metropolitana de Luanda para transporte de passageiros.

A rede a desenvolver consiste em três linhas. Comtempla a ligação do centro de Luanda ao novo aeroporto, e às localidades urbanas de Talatona e Kilamba Kiaxi.

Augusto da Silva Tomás explicou que a materialização deste projecto implica a construção de uma estação central em Luanda, onde se articularão todos os modos de transporte colectivo de passageiros.

Informou também da intenção em desenvolver  as ligações  ferroviárias entre Angola e a Repúblicas da Zâmbia, e Namíbia, para estimular as relações comerciais entre os três países. E ainda de  ligar as três linhas ferroviárias do país entre sí.

O seminário de um dia (1 de Março), desenvolveu temas como “modelo institucional para a reforma dos caminhos-de-ferro de Angola: ponto de situação e medidas a tomar”, “modelo para a manutenção das linhas ferroviárias dos caminhos-de-ferro de Angola”, “modelo para a manutenção do material circulante dos caminhos-de-ferro de Angola”, “telecomunicações, sinalização e gestão das operações dos caminhos-de-ferro de Angola”.

Fizeram também parte da agenda  “acessibilidades ferroviárias ao complexo mineiro Kissala-Kitungo”, “construção da linha ferroviária de ligação Angola-Zâmbia” e “contributos para o programa de acção imediata”.

Entre os participantes estiveram os directores dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, Carlos Gomes, de Moçamedes, Daniel Quipaxe, de Luanda, Lobo do Nascimento, e o director geral do Instituto Nacional dos Caminhos-de-Ferro de Angola, Júlio Bango Joaquim.