free web
stats

REFER automatiza passagens de nível no Minho e Algarve

img : Adriao

img : Adriao

A REFER anunciou ter terminado no dia 23 de Julho a conclusão de trabalhos de automatização de oito passagens de nível (PN) em território nacional. As PN intervencionadas situam-se na Linha do Minho, uma no concelho de Valença, e sete na Linha do Algarve, nos concelhos Faro e Olhão.

 Os trabalhos compreenderam a instalação de sinalização e meias barreiras num lote de oito PN.  “A entrada em funcionamento dos sistemas automáticos das diferentes PN decorreu de forma faseada entre 17 de abril e esta data.”, informou a REFER. Que adiantou estarem ainda mais intervenções programadas no valor de 1,7 milhões de euros, “Para além das automatizações agora concluídas, a REFER tem em curso idêntica intervenção num conjunto de 12 PN nas linhas do Minho, Oeste e Alentejo, com um investimento associado de cerca de 1,7 milhões de euros.” O Gestor prevê ainda automatizar até ao final do ano PN na  “Linha da Beira Alta, duas na Linha de Vendas Novas e uma outra, pedonal, na Linha do Algarve junto à Marina de Faro.”

As acções inscrevem-se no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a REFER tem em curso desde 1999. O Plano “permitiu suprimir mais de 65% das PN existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem, com um investimento global na ordem dos 350 milhões de euros, tendo em vista a redução do número de acidentes e vítimas nestes atravessamentos.” destacou a REFER.

A obra entregue representou um investimento na ordem dos 883 mil euros. A empreitada esteve a cargo da EFACEC – Engenharia e Sistemas, SA, tendo a coordenação e fiscalização dos trabalhos sido assegurada por meios internos da REFER.