free web
stats

REFER esteve presente na FILDA

referInterail_Entre os dias 22 e 27 de Julho o Grupo REFER marcou presença na Feira Internacional de Luanda (FILDA). A participação do Gestor de Infraestrutura Ferroviária portuguesa enquadrou-se na representação da AICEP, que levou à capital angolana cerca de 100 empresas portuguesas. A presença do Grupo teve um enquadramento “mais” institucional movido pelo quadro de parcerias existentes actualmente, avançou fonte da REFER.

A presença na feira, que acontece desde 2012,  reflecte também um caminho que tem vindo a ser percorrido pela REFER no sentido de afirmar a engenharia ferroviária portuguesa num contexto internacional, “como o processo de internacionalização é recente  existe um caminho que tem de ser percorrido,  o que tem vindo a ser feito com a presença em feiras sectoriais “, avançou o Presidente do Grupo REFER Rui Loureiro, a propósito da participação da empresa na feira.

Na actualidade, e de acordo com o gestor, Angola apresenta grande potencial para assumir um papel de relevo na logística regional, onde Rui Loureiro sublinhou a ferrovia como factor dinamizador, ” Angola oferece uma capacidade portuária que a tornará um grande hub logístico internacional, com um hiterland composto pelos seus países vizinhos, bastante valioso. Para que isso aconteça será necessário capacitar os caminhos de ferro, tanto a nível material como humano. ” Nesse quadro avançou ainda que ” o Grupo espera poder contribuir directamente e de forma significativa para a capacitação de quadros das empresas de caminho de ferro angolanas”. 

Em África, o Grupo Refer, apresenta-se nos mercados moçambicano e argelino. Numa lógica de internacionalização,definida pela Tutela, privilegia mercados de Angola, Moçambique, Argélia, Marrocos e Brasil. Para 2015, Grupo REFER espera alcançar na internacionalização um volume de negócio na ordem dos 6 milhões de euros.

Rui Ribeiro