free web
stats

Rui Loureiro avança para 2017 ligação ferroviária ao aeroporto de Faro

linhadoalgarveEm deslocação ao Algarve, com o propósito de efectuar uma avaliação das condições de exploração da Linha do Algarve, e projectar os próximos investimentos ferroviários a concretizar na mesma, o Presidente da REFER Rui Loureiro, avançou para 2017 a obra que deverá ligar por ferrovia a capital algarvia ao aeroporto.

Rui Loureiro falava aos jornalista que se deslocaram esta sexta feira a Faro, antes de realizar uma viagem técnica em veículo ferroviário de inspecção à linha, com passagem por Lagos e Vila Real de Santo António.

O responsável da REFER adiantou a  intenção do gestor de infraestrutura ferroviária investir cerca de 120 milhões de euros  para modernizar a linha do Algarve. Valor que servirá para electrificar os troços em falta, e criar um ramal entre Faro e o aeroporto. Sobre o aeroporto destacou que a ligação pretende servir o grande número de turistas que chegam por via aérea a Faro, estrutura que não dispõe de nenhum transporte directo e regular para a cidade.

Com  o troço já electrificado entre Tunes e Faro, Rui Loureiro adiantou que os trabalhos de electrificação da linha devem iniciar-se em 2016, estando a sua conclusão prevista para 2019, enquanto a obra para a ligação da capital algarvia ao aeroporto se deve iniciar em 2017, estimando-se a sua conclusão em 2021, disse Rui Loureiro.

Descartado ficou um futuro projecto de prolongamento da linha do Algarve até  Espanha, uma vez que segundo o gestor  custaria “muitas centenas de milhares de euros”, e seria  economicamente  “inviável”.