free web
stats

REFER assinala semestre positivo

referSemestreO gestor de infraestrutura ferroviária portuguesa, REFER,  anunciou para o 1º semestre de 2014,  um crescimento de 48% no Resultado Operacional  da empresa face ao período homólogo de 2013, que se fixou em -9,2 milhões de euros. Já sobre os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, o EBITDA registou uma melhoria  para -0,5 milhões de euros face aos -11,7 milhões de euros do 1º semestre de 2013.

De acordo com o informação avançada pela REFER, houve  ” uma redução dos Gastos Operacionais em 8% face ao período homólogo situando-se em torno dos 94 milhões de euros. O maior contributo para esta redução foi originado pela diminuição dos Gastos com Pessoal, com um decréscimo de 9 milhões de euros (-19%) após as medidas de redução remuneratória contempladas no Orçamento do Estado 2014 e pela diminuição do efetivo. No final de junho, a empresa contava com 2531 trabalhadores.”

A empresa refere ainda que apesar da diminuição das Indemnizações Compensatórias, e da imputação de encargos ao Concedente, os Rendimentos Operacionais mantiveram-se estáveis em torno dos 84 milhões de euros. Onde sublinha o suportes para a estabilidade conseguida nos “rendimentos resultantes da Tarifa de Utilização através do acréscimo de 4% na utilização real da infraestrutura face ao verificado no período homólogo, e dos outros rendimentos (não core), dos quais se destacam os ganhos em subsidiárias e associadas que ascenderam a 8,4 milhões de euros.”