free web
stats

Estabilização de taludes concluída na Linha do Douro

Túnel Falso - Linha do Douro

Túnel Falso – Linha do Douro

A Infraestruturas de Portugal encerrou o ano de 2016 com o anúncio da conclusão de duas intervenções na linha do Douro. O tratamento dos emboquilhamentos de vários túneis, e em taludes.

A primeira empreitada, adianta o gestor, “visou o tratamento dos emboquilhamentos dos túneis de Campainha ao ponto quilométrico (PK) 58,289, entre a Estação de Livração e Marco de Canavezes; Riboura ao Pk 84,555, entre a Estação da Ermida e Rede, e Fontainhas I ao Pk 166,741, localizado entre as estações de Vargelas e Pocinho”.

A segunda empreitada terminou a “estabilização do talude ao Pk 71,450, localizado entre as estações de Pala e Mosteirô onde, em janeiro de 2016, devido à forte precipitação, ocorreu um deslizamento de terras que teve como consequência o descarrilamento de um comboio”. Concluída a intervenção, a velocidade comercial do troço regressou aos 80 km/h, depois de ter estado limitado, como medida cautelar, a 30km/h.

A conclusão das duas empreitadas, inseridas na estratégia de acções de manutenção da rede ferroviária da IP,  representou um investimento global a 150 mil euros.