free web
stats

Amadora BD até 9 de Novembro com apoio da CP e REFER

bdAmadoraEntre 24 de Outubro e 9 de Novembro a cidade da Amadora acolhe a 25ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Operador ferroviário CP e gestor de infraestrutra ferroviária REFER, como já vendo sendo hábito, associaram-se ao evento, e contribuem na sua promoção e divulgação.

Em 2014 o Amadora BD celebra um quarto de Século, reservando para a data redonda a companhia de Joana Afonso, autora em destaque e criadora do cartaz deste ano do festival, e assinala duas efemérides os 50 anos de Mafalda, e os 75 de Batman.

Mas, para além das exposições de destaque, o evento deixa ao cuidado de cada curioso e interessado pela banda desenhada mais abordagens à nona arte. Existem também outras propostas como: autógrafos desenhados, feira do livro, apresentações e lançamentos de edições, oficinas, visitas guiadas. Iniciativas que um olhar pelo programa do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora pode ajudar a descobrir. O grosso das propostas encontra-se concentrado no Forum Luís de Camões, mas não se fica por ali.

. Os 70 anos de carreira do artista da nona arte José Ruy são assinalados com uma exposição dedicada às sete décadas de actividade do autor, patente no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, junto à estação da Reboleira na Linha de Sintra.
 
.

 

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora estende-se ainda a Lisboa, e a vários locais da Amadora. Para além do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, o programa na Amadora reserva espaço para ilustração na Escola Superior de Teatro e Cinema, cartoon na Galeria Municipal Artur Bual, uma homenagem aos portugueses na Grande Guerra na Galeria dos Paços do Conselho, e a Roque Gameiro na Casa Roque Gameiro.

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora foi criado em Novembro de 1990.  A edição que marca os 25 anos divide-se entre  Amadora e Lisboa,  e  termina a 9 de Novembro. O programa completo pode ser encontrado AQUI