free web
stats

MNF apresenta réplica da locomotiva 1424

MNF1O Museu Nacional Ferroviário (MNF) anunciou ter adquirido uma réplica da locomotiva CP 1424 . A locomotiva destina-se a circular  na zona do Museu com os mais pequenos.

Em comunicado o MNF avança sobre o uso do equipamento: “que terá um percurso sobre carris de cerca de 800 metros no complexo ferroviário, o que possibilitará num futuro próximo aos mais pequenos  e também aos adultos momentos de aprendizagem sobre os caminhos de ferro e os comboios, de forma lúdica e divertida.  A existência de circuitos deste género é prática comum nos diversos museus ferroviários europeus e o MNF não poderia deixar de comtemplar esta atividade.”

A réplica 7¼” apresenta “regulador de velocidade, inversor de marcha, apito sonoro, interruptor de luzes e capacidade de tração até aos 1500 kg. Para além da locomotiva, existirão ainda quatro vagões inspirados no Comboio Presidencial” informa ainda a nota MNF. O projeto  conta com o cofinanciamento do Programa MaisCentro.

A Série 1400  (1401-1467), locomotivas também conhecidas por English Electric, são de tração diesel-elétrica e entraram ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre 1967 e 1969. Tendo as primeiras 10 locomotivas sido construídas em Inglaterra e as restantes já em Portugal, na  antiga Sorefame.