free web
stats

Parabéns – 158 anos de Caminho de Ferro em Portugal

aniversarioCF150BlocoCom uma circulação especial entre Lisboa e o Carregado, faz hoje 158 anos, foi inaugurado o Caminho de ferro em Portugal. Um processo que remonta a 1844, quando o governo português assinou um contrato com a Companhia de Obras Públicas onde assegurava  uma ligação ferroviária entre Lisboa e a fronteira com Espanha. O primeiro troço, entre o Carregado e Lisboa, foi inaugurado em 28 de Outubro de 1856.

.

Com o passar do tempo a História tende a comprimir e ficar plana, sem rugas ou densidade.  Manuel Tão, Presidente da Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário (AMF), junto com Ricardo Barradas, os dois têm desenvolvido um trabalho de investigação sobre os primeiros tempos do Caminho de ferro em Portugal.

Uma das linhas seguidas na investigação aborda o parque inical de locomotivas ao tempo da inauguração do Caminho de ferro em Portugal. O parque era composto por 10 locomotivas, foi o caminho proposto por Manuel Tão para ajudar a webrails.tv a celebrar os 158 anos da inaguração do Caminho de ferro em Portugal

O trabalho desenvolvido está disponível nas páginas da revista “O Foguete”, publicado pela AMF. A revista “O Foguete”encontra-se disponível via AMF.

.