free web
stats

Lousado celebra os 158 anos do Comboio em Portugal

fotografia 40Na passada terça-feira 28 de Setembro, celebraram-se o 158 anos decorridos sobre a primeira viagem em Caminho-de-Ferro no nosso território. Em Lousado, esta data foi recordada no próprio dia, com a realização de dois ateliers de olaria promovidos pela Fundação Castro Alves, com o objectivo de construírem peças em barro, relacionadas com o Caminho-de-Ferro. As celebrações do aniversário irão continuar no Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário, onde já no próximo Domingo há uma agenda cheia de actividades.

Lousado receberá um Simulador de Condução Ferroviária, onde podemos integrar por momentos a Companhia de Caminhos-de-Ferro Virtual, e aos comandos duma locomotiva em ambiente “VR – Virtual Railroad” poderemos levar um Comboio até um pouco mais longe dali. Nada longe dali, os carris soltam-se da estação e são espalhados precisamente à porta do Museu, onde a viagem segue mas agora numa escala entre o real e a dos modelos do Grupo de Modelismo: trata-se do comboio de Vapor Vivo de Ruben Oliveira, que circulará novamente, para o deleite todos, miúdos e graúdos.

O Núcleo de Nine do Museu terá de novo as suas portas abertas. Nova oportunidade para serem descobertas algumas das preciosidades que lá se encontram. A visita decorrerá no período da tarde de Domingo, e dado o carácter excepcional desta abertura, as inscrições para a visita deverão ser feitas pelo telefone 252 153 646.

Também durante o período da tarde, é inaugurada no Museu uma exposição de fotografia de Vitor Rodrigues, dedicada ao tema “A Vida Ferroviária em Lousado”. A Casa do Povo de Lousado associa-se à efeméride dos 158 anos do Comboio em Portugal e apresenta através do seu sócio e conterrâneo um acervo fotográfico que retrata mais de 100 anos de vida das antigas oficinas ferroviárias desta freguesia de Famalicão.

Pelas 15h00 o Orfeão dos Professores de Vila Nova de Famalicão irá interpretar melodias da música clássica e popular, conferindo ao espaço a dimensão festiva que nesse dia se celebra. E depois do jantar, a temática Carrilana no grande ecrã regressa ao ambiente Ferroviário de Primeira Classe, ou como seria mais usual nos dias de hoje mencionar-se, a Classe Conforto que o Museu lhe proporciona. Pelas 22h00 será exibido no Museu o filme “The Snowpiercer – O Expresso do amanhã”, em resultado da parceria da Films 4 You e do Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, um exclusivo absoluto a que o Museu de Lousado já nos tem vindo a habituar.

Em suma, tanto Nine como Lousado merecem definitivamente ser um ponto de passagem neste próximo fim-de-semana, perfeitamente integrável num típico passeio de Domingo. A não perder mais esta oportunidade de (re)conhecer e (re)descobrir os pedaços de História que por ali se guarda, partilha e reconta.