free web
stats

Inauguração da Exposição “A Vida Ferroviária em Lousado”

Lousado_DN158_03Os 158 anos do Caminho-de-Ferro em Portugal foram celebrados este Domingo em Vila Nova de Famalicão, com várias actividades divididas entre o Museu Ferroviário de Lousado e a Cocheira de Locomotivas de Nine. O ponto alto das celebrações foi a inauguração duma exposição de fotografia dedicada ao tema “A Vida Ferroviária em Lousado”, promovida pela Casa do Povo com o apoio da Fundação Museu Nacional Ferroviário, o Município de Famalicão e a Junta de Freguesia de Lousado. A exposição estará patente no Museu até ao final do ano, e coincidiu esta inauguração com o Dia Mundial da Poupança, data assinalada por parte da CP Porto com viagens de Ida e Volta para qualquer destino nos seus quatro eixos, pela simbólica quantia de 2Euros. Um incentivo extra à visita ao Museu Ferroviário de Lousado.

. A webrails.tv esteve à conversa com Vitor Rodrigues, o autor e curador das fotos em exposição.

 

.

 

Lousado_DN158_11Ao som de música clássica, tocada pelo Quarteto de Música Clássica de Famalicão, foram-nos dados a conhecer pela primeira vez alguns dos trabalhos de Vitor Rodrigues, filho de Ferroviário e natural de Lousado, um Fotógrafo auto-didacta que desde a sua adolescência começou a fotografar pela sua terra natal e não só, sendo esta exposição focada na vertente Ferroviária em Via Estreita, sendo que o seu espólio também abarca outros interesses e objectivos.

 

Lousado_DN158_08Este associado da Casa do Povo de Lousado também se foi interessando pela componente vídeo, tendo sido exibido uma montagem feita pelo autor, com registos em formato Super 8 das Oficinas de Lousado em pleno funcionamento e imagens em vídeo de uma viagem numa Automotora de Via Estreita a circular em Linha Algaliada entre as Estações da Trofa e Lousado. No final da apresentação houve lugar à conversa e ainda um Porto de honra com alguns comes e bebes para acompanhar.

 

Lousado_DN158_05Neste dia podemos também encontrar em Lousado uma demonstração dum sistema de Simulação de Condução Ferroviária em ambiente de realidade virtual, enquanto a Cocheira de Nine via as suas portas a serem novamente abertas, e o Vapor Vivo voltou aos carris espalhados à porta do Museu. Já pela noite dentro o Cinema regressou ao Museu, com a exibição do filme “The Snowpiercer – O Expresso do Amanhã”, que em ambiente futurista conta a história de um Comboio que pode vir a ser a salvação da Humanidade em tempos algo atribulados.

 

Lousado_DN158_02Em Vila Nova de Famalicão, entre as Estações de Lousado e Nine, a história do Caminho-de-Ferro em Portugal continua a ser contada, explicada e vivida. A afluência este fim-de-semana foi grande, mas há sempre espaço para mais um, como o leitor interessado. Para a próxima, venha daí também, faça parte desta história e visite o Museu!

. .