free web
stats

Movimentações lúdico-culturais na Linha do Sado

tuaLinhaA linha do Sado acolheu neste sábado, dia 8 de Novembro, duas iniciativas com mote na temática ferroviária numa vertente lúdico-cultural. Perto da estação do Pinhal Novo, a SFUA (Sociedade Filarmónica União Agrícola) recebeu a II Exposição de Modelismo Ferroviário do Pinhal Novo, e a antiga estação do Lavradio (Espaço L) deu continuação ao Ciclo de Cinema Ferroviário.

O evento de modelismo ferroviário estendeu-se durante o fim-de-semana. Contou com a presença de uma maqueta modular, e escala N, figuras e reproduções de material circulante português LEGO, e uma loja de modelismo. No Lavradio a Sala de cinema passou dois vídeos sobre a Linha do Tua. Uma compilação de imagens  do Arquivo Na Senda do C.F. , da webrails.tv, e o Documentário “Linha do Tua” de Jorge Pelicano.

Depois de uma primeira sessão dedicada às profissões ferroviárias, onde o ciclo passou um apontamento que juntou antigos ferroviários do Barreiro que falaram das suas profissões, e um filme sobre a resistência dos ferroviários na Segunda Grande Guerra. Para a segunda tarde de cinema e ferrovia o colectivo do Espaço L recuperou a questão do Tua. Em dois filmes apresentou a Linha e deixou pistas para uma leitura do processo da construção da barragem no Vale do Tua, e das questões que essa infraestrutura levanta para a Linha e para o Vale.