free web
stats

Fotografias de Minho e Douro de Emílio Biel passam por Almada

CF_PrataAté 29 de Novembro encontra-se patente na Galeria Municipal de Arte de Almada a exposição “Caminhos de Ferro e Prata: Linha do Douro e Minho – Fototípias de Emílio Biel – 1887″. A presença da obra do emblemático fotógrafo em Almada faz parte do programa reservado ao Mês da Fotografia.

A propósito da exposição, apresentada recentemente no Museu de Lamego, refere o município de Almada:  ” A Fotografia e os Caminhos de Ferro são os grandes meios resultantes do desenvolvimento científico, técnico e tecnológico da Revolução Industrial para a transformação do planeta e das sociedades humanas no séc. XIX. São contemporâneos e o seu desenvolvimento é perfeitamente paralelo. “

A inauguração deu-se no passado dia 1 de novembro. Com a exposição do ” levantamento fotográfico de Emílio Biel, em que fototipias e albuminas de grande qualidade técnica e artística nos mostram o triunfo da vontade e do sacrifício dos homens na finalização do Caminho de Ferro do Douro, no ano de 1887 “, abre-se um oportunidade imperdível para ver na região de Lisboa o extraodinário património fotográfico encontrado pela secção de inventário do Museu de Lamego nas coleções da Família Mascarenhas Gaivão.

 

A exposição “Caminhos de Ferro e Prata: Linha do Douro e Minho – Fototípias de Emílio Biel – 1887″ pode ser visitada na Galeria Municipal de Arte de Almada de forma gratuita de 1 a 29 de novembro 2014, de segunda a sexta das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. Aos Sábado das 14h às 18h.