free web
stats

“Documentação Ferroviária” em exposição no Entroncamento

AMFexpoDocFer_1Até 30 de Novembro a Galeria Municipal do Entroncamento acolhe a exposição “Documentação Ferroviária”. A abordagem à temática junta um espólio composto por folhetos, publicações e posteres, reunido pela Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário (AMF), no espaço gerido pela Câmara Municipal do Entroncamento.

A exposição recupera um vasto acervo, de várias épocas, formado por folhetos de inúmeros países associados à exploração ferroviária comercial e cultural. Publicações, que vão desde os vários géneros literários onde o comboio é a estrela, até documentação de formação e suporte de circulação. A associação recupera também alguns posteres promocionais.

No folheto de lançamento da iniciativa, a propósito da exposição, refere a AMF : “A documentação, seja de que tipo for, é o garante da preservação da memória e é também património material para que a história passada e futura possa ser transmitida pelas gerações. “ Mas a associação procura também valorizar a expressão do tema Caminho-de-ferro no dia-à-dia, em particular nos diferentes tipos de publicações. Em revistas e livros a exposição recupera, entre outros exemplos, publicações de poesia, banda desenhada, romance policial, onde o comboio participa na trama para dar forma ao enredo.

A inauguração da exposição aconteceu no dia 15 de Novembro, no espaço reservado à divulgação cultural, a Galeria Municipal do Entroncamento. Poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h às 19h e aos fins de semana, das 15h às 19h. E se tiver a sorte de encontrar um associado do AMF é de aproveitar para saber que história e estórias guarda o acervo seleccionado para esta exposição.