free web
stats

Corredores Ibéricos RTE-T celebram 1º Aniversário

ldz1Os corredores ferroviários de mercadorias Atlântico (4) e Mediterrâneo (6) integrados na Rede Core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), assinalam um ano de actividade. Segundo o site espanhol Via Libre, no seu conjunto, já receberam cerca de 70 solicitações de canal horário. O número não representa metade da capacidade de canal horário disponível, informa também.

O território nacional na ligação ferroviária até França é servido pelo Corredor de Mercadorias n.º 4 , sendo “constituído por troços da infraestrutura ferroviária existente e planeada entre Sines/Setúbal/Lisboa/Aveiro/Leixões – Algeciras/Madrid/Bilbao – Bordéus/Paris/Le Havre/Metz, transpondo as fronteiras em Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, Elvas/Badajoz e Irun/Hendaye.”, pode ler-se no sitio do Corredor Atlântico.

Ainda de acordo com o site espanhol, solicitaram informações para 2015 4 operadores ferroviários. O que representou 67% de ocupação de capacidade oferecida, ocupando 10 dos 15 canais horários pré-estabelecidos disponíveis, destaca.

Importa referir que o articulado, relativo à rede ferroviária europeia para um transporte de mercadorias competitivo, aponta para o Corredor Atlântico alcançar Alemanha em finais de 2016, ” através de dois itinerários, um até Mannheim e outro pela fronteira franco-alemã em Strasbourg “, informa o sitio do corredor 4.