free web
stats

SNCF Paris Barcelona 6h20min a partir de Abril

TGV

img: Jean-Marc Rosier

O operador dos caminhos-de-ferro franceses SNCF, e o operador espanhol Renfe têm previsto dar início no mês de Abril ao serviço regular de passageiros em alta velocidade entre Paris e Barcelona.

Na atualidade, a estação de fronteira do lado catalão, Figueres Vilafant, inaugurada em 19 Dezembro de 2010, recebe desde 12 de Janeiro de 2013  um serviço Francês diário de dois TGV Dasye  da SNCF entre Paris e Figueres, com  ligação direta  Madrid – Barcelona – Figueres  assegurado pelos comboios AVE da Renfe. A partir de Abril, a SNCF vai estender o serviço a Barcelona. Servindo Paris – Barcelona num tempo de viagem de 6h20min. Ao fim de semana o serviço vai ser reforçado com um terceiro TGV.

A extensão até Barcelona vai utilizar o troço  fronteiriço de alta velocidade inaugurador em Janeiro, com paragem na estação Figueres, e servindo Perpignan, Narbonne, Montpellier, Nimes e Valence, em território Francês. Alguns lugares do lado espanhol vão ser reservados para o serviço regional de alta velocidade Renfe Avant. Proporcionado assim a um serviço de qualidade para clientes domésticos da Renfe.

Em paralelo uma nova rota vai ser estreada no mês de Abril. A ligação de alta velocidade, com quatro comboios  Renfe AVE 100, entre Barcelona  e Toulouse, modificados e testados na rede francesa.

A SNCF e a Renfe preparam-se para dentro em breve anunciar novas ligações entre Barcelona e diferentes destinos no sul de França para os próximos meses.