free web
stats

ESTAÇÃO DE SANTARÉM, Alteamento das plataformas e instalação de passagem superior pedonal

img : Osvaldo Gago

img : Osvaldo Gago

Tendo em vista o reforço das condições de segurança na Estação de Santarém, encontram-se em curso os trabalhos de alteamento das plataformas de passageiros e de instalação de uma passagem superior.

A empreitada de alteamento das plataformas foi adjudicada à empresa Nortejuvil, Sociedade de Construções, Lda, pelo valor de 237.934,07 euros e um prazo de execução de 90 dias de calendário, a contar da data da consignação.

Os trabalhos visam introduzir melhorias significativas ao nível da mobilidade na estação contribuindo para o conforto dos passageiros, diminuição de risco de quedas no processo de embarque/desembarque, e garantir mobilidade para todas as pessoas, de acordo com o Regime de Acessibilidades publicado pelo Decreto-Lei 163/2006.

As novas plataformas serão dotadas de faixa de segurança com relevo pitonado, faixa de cautela, guarda-corpos e corrimãos sempre que necessário.

No ambito da empreitada, o atravessamento de nível existente na estação, será igualmente melhorado com a colocação de pavimento de borracha e deslocado para sul de modo a assegurar ligação a uma nova passagem superior pedonal que se encontra em fase de montagem.

Esta passagem superior para peões passará sobre a estrada paralela à estação e vencerá o desnível existente entre o parque de  estacionamento público e a plataforma ferroviária.

A estrutura, metálica, fundada em micro-estacas, será composta por um tabuleiro provido de guardas metálicas, pilares de suportes e respetivas escadas e melhorará as condições de mobilidade e segurança na estação, proporcionando também um acesso mais cómodo e facilitado aos utilizadores do parque de estacionamento.

A empreitada foi adjudicada à empresa Pinto & Bentes S.A, pelo valor de 65.873,80 euros e um prazo de execução de 90 dias de calendário, a contar da data da consignação. A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos das empreitadas serão asseguradas por meios internos da REFER.