free web
stats

Sérgio Monteiro avança em exclusivo à webrails.tv que terminais vão ser concessionados

sergioMonteiroEm declarações recolhidas pela webrails.tv à margem do 10º Congresso Mundial de Segurança de Pessoas e Bens no âmbito do sistema ferroviário, o Secretário de Estado dos Transportes avançou à webrails.tv que irão ser lançadas concessões rodo ferroviárias de gestão dos terminais, e das ligações a esses mesmos terminais, no sentido de promover a eficiência das infraestruturas. A questão coloca-se a propósito da REFER assumir a gestão de Terminais da CP CARGA no próximo dia 1 de Dezembro, e que futuro poderá estar reservado para esses equipamentos.

Para o responsável político nada irá mudar nos primeiros dias, apenas a gestão que passa  a ser da responsabilidade da REFER. Mas assinala que será dado inicio a um processo que deverá promover o livre acesso a todos os terminais: “ Eu diria que nos dias a seguir, nos asseguraremos alguma discussão sobre a eficiência desses mesmos terminais. Nomeadamente através do lançamento de concessões rodo ferroviárias de gestão dos terminais, e das ligações a esses mesmos terminais. E uma gestão mais eficiente por parte dos operadores que estão nesses mesmos terminais. O que nós queríamos garantir, não só do ponto de vista formal, mas do ponto de vista substancial também, era o livre acesso a todos os terminais. “

Por outro lado, Sérgio Monteiro assinalou o papel da Comunidade Europeia que: ” entendeu que uma entidade a deter os terminais e ser operador desse mesmo terminal, poderia criar algumas limitações a esse livre acesso. Portanto, o movimento de transferência tem um objectivo qualitativo, digamos, mas agora nos queremos dar o passo seguinte e integrar outras funções na gestão dos terminais. ”

O 10º Congresso Mundial de Segurança de Pessoas e Bens no âmbito do sistema ferroviário, terminou esta sexta-feira em Lisboa. O evento Mundial dinamizado pela UIC em parceria com a REFER e CP Comboios de Portugal juntou cerca de 120 participantes, para abordar questões ligadas à segurança na operação ferroviária.