free web
stats

Evento Internacional de Segurança Ferroviária passou por Lisboa

UIC_LXCongressoUICSeg02

img : REFER

Entre os dias 26 e 28 de Novembro a cidade de Lisboa acolheu o 10º Congresso Mundial de Segurança de Pessoas e Bens no âmbito do sistema ferroviário. Organizado em conjunto entre a UIC – International Union of Railways e os players portugueses do sector ferroviário, o operador CP Comboios de Portugal e a REFER.

Em Lisboa o evento centrou-se no conceito de protecção global do sistema ferroviário, que por um lado se divide entre  políticas de protecção ferroviária aplicáveis à segurança de pessoas e bens, situações sensíveis ligadas a defesa e protecção civil, desastres naturais, e  imprevistos. E na resiliência dos sistemas ou serviços ferroviários na gestão de crises, e nas  comunicações.

Por outro, para a UIC, o conceito protecção global do sistema ferroviário implica também que: ” deverá existir  observação, compreensão e gestão das  interdependências entre a protecção interna e externa de sub-sistemas como a segurança ferroviária de pessoas e infraestrutura, Protecção civil, e autoridades policiais. “

Ao longo do evento internacional, de assinalar uma expressiva participação da experiência portuguesa nos painéis propostos pelo congresso. Na linha da frente estiveram a Refer, CP Comboios de Portugal, Fertagus, Refer Telecom, Protecção Civil, IMT, Policia Judiciária, PSP, GNR, Exercito Português. Referir no quadro das diversas forças de segurança portuguesas presentes a PSP. A Policia de Segurança Pública abordou a passagem da Final da Liga dos Campeões de 2014, pela capital portuguesa. Jogo que juntou na cidade de Lisboa dois clubes espanhóis, e os seus adeptos, com uma parte significativa a mobilizar o sector ferroviário.

O evento internacional reservou ainda espaço, na tarde do último dia do programa, para os interessados irem ao encontro da ferrovia portuguesa em duas visitas técnicas. Conhecer o Centro de Comando Operacional de Lisboa da REFER foi uma das propostas. Uma viagem na ponte sobre o rio Tejo com a Fertagus, foi a outra.

No programa para a noite de dia 27 esteve agendado um exercício ferroviário de emergência e segurança, numa estação lisboeta. Mas a webrails.tv desconhece se o exercício se realizou, e não procurou confirmar se aconteceu, e qual o envolvimento.

A encerrar a sessão, no dia 28,  Krissha Chaudhary, UIC Security Plataform Chairman,  informou que a Índia vai receber em 2015 o próximo congresso de Safety e Security UIC. A sessão de encerramento contou ainda com a presença do Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.