free web
stats

Itália cria fundação para promover caminho de ferro

Il-museo-nazionale_di_PietrO gestor de infraestrura e 2 operadores ferroviários criaram no passado dia 3 de março, em Itália, uma fundação para promover a cultura ferroviária.Na constituição o  acervo da fundação vai contar com cerca de 250 veículos, documentação histórica, iconográfica e audiovisual.

São membros fundadores da  Fondazione FS Italiane  , os operadores Ferrovie dello Stato Italiane, Trenitalia, e o gestor de infraestrutura Rete Ferroviaria Italiana . A estrutura criada vai ter como missão valorizar o  património histórico, técnico, industrial, e saber da engenharia ferroviária.

Il-museo-nEntre as ações a desenvolver pela fundação, na sua génese está fazer a gestão e promover a preservação do espólio  ferroviário para gerações futuras. Nesse sentido vai ter a seu cargo, museus, bibliotecas, arquivos e um vasto conjunto de material iconográfico.

O parque histórico de material circulante da fundação vai poder contar com cerca de 200 veículos doados pelos fundadores. Onde grande parte do material remonta à 1ª metade do Séc. XX, ainda operacional. A que se vão juntar cerca de meia centena de peças estáticas  do Museu Pietrarsa.

Il-museoA Fundação propõe-se impulsionar a investigação da História do caminho-de-ferro em Itália. Divulgar a cultura ferroviária, organizar comboios históricos, e turísticos, e promover a arqueologia industrial ferroviária. Valorizar e dar especial importância à gestão dos arquivos, e extenso acervo composto por mapas, horários, cartazes, fotografias, projetos de obras de arte, e desenho de material circulante. E à maior coleção audiovisual italiana sobre caminhos de ferro  daquele país, que em 2000 recebeu da ministério da cultura italiano reconhecimento e proteção.