free web
stats

ORT´s apresentam posição contra fusão REFER / EP

fect

img: FECTRANS

A Estação de Santa Apolónia em Lisboa reuniu na manhã desta sexta feira a plataforma de ORT´s  que se opõe à fusão da REFER, e jornalistas. O encontro com a Comunicação Social serviu para a Comissão de Trabalhadores da REFER e Sindicatos expressarem os argumentos que suportam a posição contra a fusão. A iniciativa da Plataforma insere-se num quadro que motivou também a convocação de uma paralisação de 24 horas na REFER para o próximo dia 18.

A conversa com os jornalistas vem na sequência do plenário realizado a 2 de Dezembro. No documento aprovado nessa reunião pelas várias ORT´s, saiu a convocação da conferência de imprensa. Uma medida para esclarecer a opinião pública que visou rebater a opção do Executivo, que tem em andamento um processo de fusão entre a empresa que gere a rede ferroviária em Portugal, e a Estradas de Portugal.

Outra das medidas aprovadas pelo documento saído do plenário passou pelo agendamento de reuniões com os grupos Parlamentares. Abílio Carvalho, do SNTSF, deu conta do andamento desse processo.

Já Jorge Coelho, do Sinafe,  fez uma leitura do reflexo de uma possível fusão.

No final a Plataforma seguiu rumou ao Ministério da Economia. Onde face à impossibilidade do agendamento de uma reunião com o ministro Pires de Lima, ficou acertado entregar a resolução saída do plenário. Já no local, não sendo possível entregar ao responsável da pasta, o documento acabou por ser entregue a um dos assessores, que se comprometeu a entregar ao ministro e dar conta da apreciação do responsável.