free web
stats

Clube Ferroviário de Portugal festeja aniversário

O Clube Ferroviário de Portugal nasceu em 15 de Dezembro de 1961, resultado da fusão do Grupo Desportivo da CP com o do Ateneu Ferroviário.

Foi há 86 anos que nasceu o Grupo Desportivo da CP, fundado em 1928 entre a população operária das Oficinas Gerais de Lisboa P – Santa Apolónia, com a sua actividade  ligada à prática de remo, do futebol e da música. Mais tarde, na década de 1930, nasce o Ateneu Ferroviário (1934) mais ligado à cultura mas com actividades desportivas. Duas colectividades na génese do Clube Ferroviário de Portugal.

Em 1961, a Administração da CP manda construir o edifício onde hoje se encontram parte das instalações da Empresa, em Santa Apolónia, e destina dois pisos às criatividades desportivas e culturais, patrocinando, assim, a aglutinação das duas agremiações históricas que, em 15 de Dezembro desse ano deram origem ao Clube Ferroviário de Portugal, uma realidade aberta às novas tendências desportivas e culturais da nossa sociedade.

No âmbito das comemorações do seu aniversário e da quadra natalícia que se avizinha, já na próxima segunda-feira, dia 15 Dezembro, o Grupo Coral do Ferroviário irá actuar na Associação do Lar Ferroviário no Entroncamento, às 15h. No final do mesmo dia, às 18h, actuará na Sede do Clube, na Rua de Santa Apolónia. No dia 17 será a vez do átrio da estação do Rossio, pelas 13h horas e no dia 20, numa iniciativa inédita, irá cantar a bordo de alguns comboios de serviço Alfa Pendular e Intercidades, bem como nas estações de Aveiro, Porto Campanhã e Coimbra-B. Por último, e na conclusão da época festiva, atuará a 6 de janeiro, Dia de Reis, no átrio da estação de Santa Apolónia, pelas 13h.

CP