free web
stats

Linha de Sintra é tema para Mesa redonda

cecO Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro, em parceria com a Camara Municipal de Sintra, organizaram para o dia 20 de Março, uma mesa redonda/debate sobre o Passado, o Presente e o Futuro da Linha de Sintra.

A iniciativa, com o título “Linha de Sintra: tradição e inovação”, está inserida na Exposição documental “Linha dos Caminhos de Ferro de Sintra”, patente desde o início do ano no Arquivo Histórico – Palácio das Valenças, em Sintra.

O Arquivo vai receber como convidados para a mesa redonda o Eng.º. Cardoso dos Reis, Dr. Gilberto Gomes, Engº. Nuno Barrento e Dr. Crisóstomo Teixeira. A moderação vai estar a cargo do  Dr. Jorge  Trigo, do Clube de Entusiastas dos caminhos de ferro. A Mesa Redonda  está marcada para quarta-feira dia 20 às 16.30h. Os interessados devem confirmar presença até dia 19 junto da organização.

webrails.tv – Porquê promover uma mesa redonda tendo como tema a Linha de Sintra?

Dr. Jorge Trigo – Porque é uma altura oportuna. Por um lado está a decorrer uma Exposição sobre a Linha, por outro tem-se falado na hipótese da sua privatização, há novas estações construídas. Algumas a terminar as obras, etc.

webrails.tv – O painel reunido respira conhecimento e atualidade nos temas ferroviários, que expectativas colocam à iniciativa?

Dr. Jorge Trigo - Grande expectativa. Os convidados são dos mais conhecedores sobre a matéria e foram escolhidos tendo em conta as várias vertentes de abordagem. Assim o público compareça e participe.

webrails.tv – Vamos ter o Dr. Jorge Trigo como  moderador, pode revelar alguns dos tópicos que a linha de Sintra vai oferecer à evolução do debate?

Dr. Jorge Trigo - Procurarei encaminhar o debate no sentido de introduzir a abordagem da sua História, a sua Modernização, incluindo a sinalização, a privatização ou não, e as perspectivas de cada um quanto ao futuro da Linha.