free web
stats

Refer automatiza PN’s

img : Adriao

img : Adriao

A REFER informou que foram concluídos trabalhos de automatização de oito passagens de nível nas linhas do Alentejo e Oeste. A entrada em funcionamento deu-se de forma faseada entre os dias 18 de Novembro e 13 de Dezembro.

Mediante instalação de sinalização e meias barreiras, a REFER deu por entregues os trabalhos de automatização de oito passagens de nível (PN) seis das quais na Linha do Oeste (concelhos do Bombarral (1), Caldas da Rainha (2), Leiria (2) e Figueira da Foz (1), e duas na Linha do Alentejo (concelhos de Viana do Alentejo e Alvito).

Segundo o gestor ferroviário: “Estas automatizações, cuja entrada em funcionamento decorreu de forma faseada entre 18 de Novembro e 13 de Dezembro, são parte integrante de um lote de 12 PN, com um investimento associado de cerca de 1,7 milhões de euros. ” A empresa EFACEC assegurou os trabalhos  com a coordenação e gestão do Grupo REFER.

Encontram-se programado que até ao final do ano deverão ser “ainda automatizadas quatro PN na Linha do Minho, que fazem parte do lote adjudicado à EFACEC, e duas na Linha da Beira Alta de um outro lote ” , assinalou a REFER

As acções inscrevem-se no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a REFER tem em curso desde 1999. O Plano permitiu suprimir mais de 65% das PN existentes. A acção contribuiu também para melhorar as condições de segurança em cerca de 700. o Plano tem em vista a redução do número de acidentes e vítimas nestes atravessamentos.